Hardware

Polêmica: alguns processadores Ryzen 7000 estão queimando

Compartilhe:

Nos últimos dias, tem havido um aumento nos relatos de falhas em processadores da série Ryzen 7000. Alguns casos apresentam efeitos visíveis, como no depoimento de um usuário (Speedrookie) no Reddit, que mostrou uma foto de um processador AMD Ryzen 7800X3D inchado, efeito causado pela CPU ter literalmente queimado.

Segundo o relato, ao chegar em casa, o usuário observou que o cooler estava no máximo e o código de post “00” apareceu na placa-mãe ASUS Strix X670. Ele tentou resetar a BIOS e trocar as memórias, mas nada resolveu. Foi apenas quando desmontou o PC que descobriu a causa: o processador estava queimado e os danos também afetaram o socket da placa-mãe.

O youtuber Vik-Off também teve um processador Ryzen 9 7950X3D danificado, instalado em uma placa-mãe ASUS. O cerne do problema suspeita-se que esteja relacionado com a BIOS, e a ASUS chegou a remover a versão mais recente da BIOS em seu site para tentar coibir a proliferação do problema, que ainda está sendo investigado.

Problemas relacionados ao Ryzen 7000 também foram relatados em conjunto com outras marcas de placa-mãe, como MSI, Gigabyte, BIOSTAR e ASRock. Segundo fontes citadas pelo Tom’s Hardware, esse problema nos chips da AMD foi causado por uma tensão excessiva aplicada ao processador. Essa tensão pode ser aplicada manualmente ou por meio da ativação de perfis de overclock em softwares que automatizam esse processo.

O usuário que postou a foto do seu Ryzen 7800X3D afirmou que não fez overclock no processador e que o chip era novo, com apenas 10 dias de uso. Essa afirmação entra em choque com a posição até então relacionada à causa do problema, que a ação de fazer o overclock e, consequentemente, o aumento da tensão, pode danificar o chip.

Sabia que estamos no Telegram, Instagram, Facebook e Twitter? Siga a gente por lá! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *