Notícias

Governo Lula pretende criar imposto extra para empresas de jogos

Compartilhe:

O governo Lula, em conjunto com o Senado, está estudando a possibilidade de criar um imposto extra para empresas de jogos operarem no país. Esse novo tributo seria incluído no marco legal dos jogos, que ainda está sendo elaborado.

Segundo o senador Irajá (PSD-TO), relator do Projeto de Lei (PL) 2796/2021, que divulgou essa informação ao portal Broadcast/Estadão.

Estamos avaliando se caberia outra contribuição – é um pouco do que ocorre com a discussão dos jogos de azar, que se criou uma alíquota de 15%. É como se fosse uma Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) dos jogos. Estamos avaliando a viabilidade disso.

Embora a regulamentação possa trazer benefícios ao setor, a introdução de um novo imposto não é vista com bons olhos, já que é provável que as empresas repassem esse custo extra aos consumidores, que, na prática, acabariam pagando mais caro pelos jogos. Irajá acredita que a regulamentação pode aumentar a atividade da indústria, e tanto o governo quanto o setor privado projetam um crescimento expressivo após a implementação do marco legal. “É um mercado que pode crescer cinco vezes”, afirmou o senador.’

“Pedi mais um tempo para consultar a Fazenda, a Receita sobre isso. Acredito que a resposta venha logo e que, nas próximas semanas, a gente paute o tema”, afirmou Irajá.

No que se refere aos jogos eletrônicos, a movimentação financeira foi de R$ 10 bilhões no ano passado, o que gerou a criação de 12 mil empregos diretos. Com a aprovação do PL, espera-se que a movimentação financeira chegue a R$ 40 bilhões por ano e que 50 mil empregos diretos sejam criados.

Atualmente, as empresas do setor pagam impostos como companhias de outros setores, com base no lucro real ou presumido.

Sabia que estamos no Telegram, Instagram, Facebook e Twitter? Siga a gente por lá! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *